Como manter o equilíbrio dos doshas para a manutenção da saúde e o que são os Gunas.
As doenças se manifestam quando os doshas da sua constituição, da sua natureza (prakritti), estão desequilibrados. Nenhum deles é melhor que o outro e o objetivo não é tentar manter todos em níveis iguais, mas manter nos níveis originais de quando você nasceu. É importante lembrar que estes elementos estão sempre em movimento dentro de nós e em tudo o que existe, por isso o Ayurveda enxerga o ser humano como um microcosmo dentro do macrocosmo e nos analisa de forma bioenergética e holística (corpo, mente, energia e espirito em união).
Os fatores que produzem o desequilíbrio, ou seja, o acúmulo dessas energias, são as emoções, estilo de vida, alimentação e ambiente e com isso o corpo perde a capacidade de se autorregular gerando doenças de natureza física, psicológica ou social. Existem alguns questionários para identificar o dosha, mas eles não são muito precisos, pois você pode estar num momento de desequilíbrio apresentando comportamentos diferentes daqueles que seriam comuns à sua natureza.
Um médico ou terapeuta ayurvédico pode verificar qual o seu dosha através da análise da pulsação, exame da língua, pele e cabelos, observação da estrutura física, a anamnese do seu histórico, e assim propor um tratamento para restituir o equilíbrio se necessário, prevenindo doenças que ainda não se manifestaram e tratando aquelas que já se instalaram.
O ayurveda trata os desequilíbrios oferecendo qualidades opostas para que a natureza se mantenha em seu curso e identificou alguns pares de atributos/qualidades, chamadas de Gunas (Tamas, Rajas, Sattva) antagônicos para utilizar como tratamento para voltar ao equilíbrio. Este é o conceito de shamanya e vishesha, onde semelhante aumenta semelhante e oposto reduz oposto.
A Prakritti, a Natureza Primordial, é composta de três qualidades fundamentais ou “Gunas” (que significa literalmente, “aquilo que ata”) e são mais sutis que os cinco elementos. Todos os objetos no universo são diferentes combinações dos três Gunas. Deste modo, os três Gunas dão-nos a chave de todas as formas e processos da vida e estão presentes em todas as coisas e são muito perceptíveis no clima, nos movimentos e exercícios, nos estados mentais, nos óleos, nas ervas e nos alimentos. Quando uma qualidade está em excesso, é provável que a oposta esteja faltando, causando desequilíbrio, e são necessárias para o nosso funcionamento pisco e biológico.
Como os gunas atuam nas nossas células:
Sattva nos aporta claridade e dá energia, rajas nos dá a percepção e aporta energia cinética e tamas nos dá a experiência sólida, concreta e aporta inércia.
Graças ao Sattva permanecemos conscientes e acordamos a cada manhã.
Por causa de Rajas, nossos pensamentos, sentimentos e emoções se movem de forma criativa e Tamas é responsável por nos cansamos, nos esgotamos e nos sentimos pesados. Sem Tamas por exemplo não existiria o sono.
Vemos então que as 3 qualidades são super necessárias para todas as atividades psicobiologias do organismo humano.
O SATTVA está presente nos doshas nesta ordem:
Em Pitta como conhecimento e compreensão.
Em Vata como Claridade e leveza.
Em Kapha como misericórdia e amor.
O TAMAS está presente nos doshas nesta ordem:
Em Kapha como pesado, dá sono.
Em Pitta se expressa com agressividade e competitividade.
Em Vata tem pouco, mas o pouco aparece como confusão mental.
O RAJAS está presente nos doshas nesta ordem:
Em Pitta como Agressividade, poder, prestígio.
Em Vata como hiperatividade, nervosismo, medo e ansiedade.
Em Kapha é reduzido, pode aparecer levemente como apego, posse.
É principalmente a nível mental que os Gunas são utilizados em Ayurveda. A mente, em seu estado natural, está sob o domínio de Sattva (clareza) e esta qualidade é refletida na clareza da nossa percepção e paz mental.
O Ayurveda procura sempre restabelecer o equilíbrio regressando à Natureza, como meio para regressar ao Espírito, trabalhando através do amor, da confiança, da paz, da não-violência, onde a cura se dá através da natureza e da energia vital, como o uso das ervas medicinais, a dieta, o Yoga e meditação.
Comments